Roteiros turísticos oferecem atividades para visitantes que querem apenas relaxar e para aqueles que gostam de se aventurar
![]() |
Paranaguá |
O Litoral paranaense possui uma série de atrações turísticas, para todos os tipos de visitantes como pontos históricos, culturais, gastronômicos, além de atrativos para aqueles que gostam de emoções radicais como praticar rafting e caminhada em trilhas de mata nativa. Para incentivar ainda mais o turismo na região, a segunda edição do Festival de Turismo do Litoral do Paraná, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto, em Paranaguá, debateu esse tema para propor ações para atrair turistas.
De acordo com Gustavo Trevizan Socachewsky, presidente da ADETUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), o litoral paranaense oferece diversos atrativos que, às vezes, são desconhecidos aos turistas. “Por isso queremos estimular a visitação à região, valorizando a cultura e a economia local”, explica.
Entre os principais roteiros está a Ilha do Mel, que fica situada a 4 km do litoral.
A ilha possui praias paradisíacas de águas cristalinas e que encantam muitos visitantes.
![]() |
Ilha do Mel
|
Outro local bastante procurado pela preservação, segundo Socachewsky, é o Parque Nacional do Superagui. O parque é constituído por ilhas que preservam toda fauna e flora local. Assim como a Ilha do Mel, também é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade. “Essa região é de fundamental importância para preservação da fauna marinha, possuindo restingas, manguezais e grandes áreas de praias virgens como a Praia Deserta, que tem 38 km de extensão. Além disso, possui diversas trilhas ecológicas e passeios que incentivam a conservação das ilhas”, recomenda.
Além disso, o litoral também é conhecido por suas cidades históricas, que contam um pouco da colonização do Estado. Os principais roteiros são as cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá. Nestes municípios é possível encontrar atrativos culturais e típicos da região, além da gastronomia local, que também é bastante procurada. “Cada município tem uma peculiaridade no litoral e não faltam motivos para visitar cada um deles. Morretes, por exemplo, ficou conhecida como a cidade do Barreado, prato típico que atrai muitos turistas. Mas também temos as belezas naturais de Guaraqueçaba e as ruínas históricas de Antonina e de Paranaguá, que foi tombada como patrimônio histórico nacional”, conta o presidente da agência.
Para aqueles que pretendem visitar o litoral do Paraná, mas ainda não tem um roteiro definido, Socachewsky recomenda pesquisar no site da ADETUR www.adeturlitoral.com.br que tem todos os pontos turísticos da região, com informações de locais para hospedagem e para refeições.
“Temos destinos que agradam a todas as idades e gostos, desde os aventureiros até aqueles que só querem um lugar para relaxar e descansar”, sugere.
Sobre o Festival de Turismo do Litoral do Paraná
A segunda edição do Festival de Turismo do Litoral do Paraná aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento teve como tema o Desafio do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná. O Festival reúne todos os anos empresários do setor de turismo e tem como objetivo promover o Litoral do Estado como região turística. Durante o evento foram realizados palestras e seminários para debater o tema, com profissionais nacionais e internacionais do setor de turismo e de negócios. Outra atração do Festival foi a feira com a exposição de produtos artesanais e da agricultura familiar local. Além disso, também foram realizadas apresentação culturais sobre o folclore da região.
O evento é uma realização da ADETUR Litoral (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná) e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, AMLIPA – Associação dos Municípios do Litoral do Paraná, Fecomércio, Sebrae-PR, Abrasel Paraná, UFPR Litoral, ABIH-PR, Isulpar, Rádio Difusora, Litoral Sul FM, Ilha do Mel FM, e Patrocínio Master da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá e Folha do Litoral. (Fonte: http://www.turismo.pr.gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário